Esta área da Imagiologia Médica estuda sobretudo o sistema nervoso central. Abrange os estudos diagnósticos e de intervenção terapêutica, em múltiplas técnicas de imagem aplicadas ao crânio, pescoço e coluna vertebral.

Na área da neurorradiologia diagnóstica referem-se os exames de radiologia convencional do crânio e coluna vertebral. As técnicas modernas de imagem como a TC (tomografia computorizada) e a RM (ressonância magnética) são actualmente o principal campo de actuação desta especialidade na área do diagnóstico

As técnicas de ecografia e de eco-doppler também fazem parte do âmbito da neurorradiologia, referindo-se a ecografia trans-fontanelar aplicada á Pediatria e um vasto estudo de avaliações neuro-vasculares em eco-doppler dos vasos do pescoço e dos vasos intra-cranianos.

Existe um campo de actuação terapêutica desta especialidade no domínio da angiografia de intervenção, nomeadamente para tratamento de malformações vasculares como os aneurismas cerebrais. Referem-se também as actuações terapêuticas guiadas por TC (drenagens e radioinfiltrações) e os procedimentos de vertebroplastia guiadas por TC.

Os objectivos dos estudos desta área da Neurorradiologia são a prestação de um serviço de qualidade aplicado ás neuro-ciências como a Neurologia e Neuro-Cirúrgia.

A Neurorradiologia pode ser descrita como uma sub-especialidade nascida da necessidade de maior diferenciação dos cuidados a prestar, acompanhado o desenvolvimento de novas técnicas de imagem médica, nomeadamente a Ressonância Magnética.

Este serviço é fornecedo pela empresa Dr. Campos Costa.

CAMPOSCOSTA.png

Para agendar uma consulta de Neurorradiologia use a nossa área de marcações ou um dos contactos que disponibilizamos.