Ano novo, hábitos novos!

Com o nascer de um novo ano, surgem os habituais projetos de ano novo que visam combater alguns aspetos menos bons da nossa vida. Caímos em clichés e promessas de perda de peso e idas ao ginásio que, na maioria das vezes, com o passar do tempo acabam por não ser cumpridas. Tentativas de mudança radicais e pouco realistas raramente funcionam a longo prazo. Quando pretendemos mudar algo na nossa vida, temos de efetuar mudanças graduais nos hábitos do dia-a-dia, de forma a alcançarmos uma verdadeira alteração do nosso estilo de vida, que possa ser sustentada ao longo do tempo. Ora, para voltar a atingir o equilíbrio perdido nestas últimas semanas e começar o ano com o pé direito, recorde as seguintes regras básicas:

1) Hidrate-se! Lá por estar frio não significa que deve deixar de beber líquidos e 1,5L é o mínimo obrigatório. Beba água, chá, infusões e sopas quentes.

2) Corte já o açúcar! Não caia na asneira de comer só mais um bolinho que sobrou ou só mais um chocolate que estava guardado. Lembre-se que o açúcar em excesso faz com que perca o controlo sobre a ingestão calórica. Como combater o desejo? Coma fruta cozida com canela, gelatina 0% ou claras de ovos batidas com canela.

3) Dispense os fritos, as gorduras e a culinária pesada. Pelo menos durante a próxima semana, tente fazer apenas grelhados, cozidos ou estufados sem adição de gordura.

4) Dê preferência aos hidratos complexos, como o pão, o arroz ou a massa, mas sempre em quantidades modestas e controladas.

5) Inicie ou retome a prática de exercício físico. Este é fundamental para a sua saúde e um excelente aliado para o controlo do peso.

Faça de 2019 o ano da mudança!

Mafalda Pacheco Pereira

Nutricionista