O Médico de Medicina Geral e Familiar (MGF) é o Médico Especialista que trabalha na linha da frente do sistema de saúde, um generalista que aceita todas as pessoas que o procuram independentemente da idade, sexo ou doença, tendo como objecto o ser humano como um todo, abrange a toda a Medicina Geral, privilegiando a pessoa como um ser único e diferente de todos os outros.
Concentra-se na prestação de cuidados primários, preventivos e curativos, abrangentes, integrais e continuados, a indivíduos, famílias e suas comunidades.
Constitui o primeiro elemento de um processo de atenção continuada à saúde.
Esta especialidade associa conhecimentos médicos muito abrangentes com a arte de comunicar e devolve à relação médico-doente a humanização do atendimento que se perdeu com a ultra-especialização da medicina.
O Médico de Família e Comunidade deve ter um vínculo forte com os seus pacientes antes mesmo deles adoecerem, prevenindo a doença, deve ser o primeiro médico a ser consultado, atende pessoas de todas as idades, de maneira continuada e integral e trabalha em equipe interdisciplinar com os outros especialistas cujo suporte seja necessário.
Na Medicina Geral e Familiar não existe dicotomia entre prevenção e cura e todas as doenças podem ser abordadas. Segundo a literatura mundial resolve 80 a 90% dos problemas de saúde.