Nas rotinas médicas, os exames clínicos estão entre os procedimentos mais importantes a serem feitos durante o acompanhamento dos pacientes visto que estes funcionam como ponto de partida para um diagnóstico adequado e, consequentemente, para um tratamento bem-sucedido.
No Hospital Particular de Paredes contamos com novas tecnologias de diagnóstico e equipamentos de ponta para a realização de exames, bem como profissionais altamente qualificados para auxílio na realização deste tipo de exames.
Gerais:
Eletrocardiograma - ECGProva de EsforçoColonoscopiaEndoscopia Digestiva Alta - EDAMonitorização electrocardiográfica - HOLTEREspirometriaMonitorização Ambulatória da Pressão Arterial - MAPAAudiograma
O eletrocardiograma é um exame complementar de diagnóstico que tem como objetivo a avaliação da atividade elétrica do coração. É um dos exames mais realizados na área da cardiologia e serve normalmente para despiste de doenças cardiovasculares.
O eletrocardiograma em repouso é um exame simples, não invasivo e rápido, com uma duração aproximada de 10 minutos.
A prova de esforço é um exame que permite avaliar o modo como responde o coração quando submetido ao esforço.
Durante este procedimento, é-lhe pedido que faça exercício físico, normalmente caminhar ou correr num tapete rolante ou mesmo pedalar numa bicicleta ergométrica, enquanto está ligado a um eletrocardiógrafo que vai permitir ao médico monitorizar o seu coração. É também avaliada a evolução da pressão arterial e, em alguns casos, o consumo de oxigénio.
A colonoscopia ou endoscopia digestiva baixa é um exame que serve para observar o intestino grosso (cólon).
Este exame permite ao Gastroenterologista avaliar sintomas tais como: dor abdominal, diarreia, obstipação, perdas de sangue, etc.. Está também indicado para detetar inflamações no intestino e tumores do cólon e reto.
A endoscopia digestiva alta (EDA) é um procedimento utilizado para visualizar o tubo digestivo superior, incluindo o esófago, estômago e duodeno, através de um tubo flexível equipado com uma pequena câmara na extremidade que transmite a imagem para um monitor.
O exame Holter é um eletrocardiograma com maior tempo de duração, no mínimo 24 horas. O objetivo é caracterizar e diagnosticar ocorrências de comportamento elétrico anormal do coração durante atividades diárias, tais como: sono, trabalho, exercícios, stress emocional, repouso, etc.
Este exame deteta, classifica e quantifica os vários tipos de arritmias, além de calcular a variação da frequência cardíaca.
A espirometria é um exame utilizado para medir a quantidade e o fluxo de ar que entra e sai dos pulmões. O resultado ajuda na análise das condições de ventilação do paciente e alguns casos não podem ser avaliados plenamente sem a realização deste exame complementar.
As alterações podem indicar doenças respiratórias como asma ou DPOC.
Monitorização Ambulatória da Pressão Arterial - MAPA
O equipamento de monitorização ambulatória da pressão arterial (MAPA) consta de um monitor leve e pequeno, colocado na cintura do paciente.
Depois de instalado o equipamento, o paciente deve permanecer com ele, no mínimo 24 horas.
O aparelho é programado de acordo com a rotina do médico, onde mede automaticamente a pressão arterial a cada 15 minutos e regista a pressão obtida no monitor colocado na cintura.
O audiograma é uma ferramenta da audiometria, que é o principal exame utilizado para a avaliação da perda auditiva. Este é o primeiro passo para descobrir se tem um problema de audição e quais as suas causas.
A audiometria geralmente é solicitada por otorrinolaringologistas e realizada por fonoaudiólogos certificados.
Dispomos de um serviço de Imagiologia, equipado com os meios tecnológicos mais avançados e com capacidade de realizar todo o tipo de exames necessários a complementar o diagnóstico clínico.
Exames: Segunda a sexta das 8h às 19h, sábado das 9h às 13h
Informações e levantamento de exames: Segunda a sexta das 8h às 19h, sábado das 9h às 13h
O serviço de Imagiologia é prestado pela:
Radiologia - RX
A Radiologia colabora com quase todas as outras especialidades médicas e cirúrgicas. As radiografias são o exame de primeira linha para avaliação e diagnóstico de várias patologias tais como fraturas e alterações do parênquima pulmonar.
Trata-se de um exame rápido, indolor e de fácil acesso. A única desvantagem associada é o facto de envolver radiação ionizante.
A ultrassonografia ou ecografia (como também é conhecida) utiliza a propriedade de ultrassons (ondas sonoras de alta frequência), nas diversas estruturas do organismo, com a finalidade de avaliar um determinado tecido/órgão.
Não emitem radiações ionizantes, pelo que são inócuos mesmo para o embrião e feto.
A mamografia é um exame de imagens dos seios, que são obtidas por meio de radiografia, que serve para identificar lesões, nódulos, assimetrias e diagnosticar precocemente o cancro da mama.
O exame de mamografia é recomendado para todas as mulheres acima dos 50 anos de idade. Mas caso exista histórico familiar, o procedimento deverá ser feito a partir dos 40 anos após orientação médica.
Simples e rápido, este é o principal exame para a deteção precoce da perda de massa óssea, possibilitando a prevenção e combate à osteoporose, doença que aumenta o risco de fraturas.
A técnica, de nome DEXA (Dual-Energy X-Ray Absorptiometry), permite a observação detalhada do tecido ósseo, evidenciando se uma área está fraca ou muito porosa.
A tomografia computorizada é um exame de imagem que utiliza raios-x para gerar imagens do corpo que são processadas por um computador.
Esta serve para auxiliar no diagnóstico de doenças musculares e ósseas, identificar a localização de um tumor, infeção ou coágulo, além de detetar e monitorar doenças e lesões.
A Ressonância magnética (RM) é um exame de imagem capaz de mostrar com definição as estruturas internas dos órgãos, sendo importante para diagnosticar vários problemas de saúde, tais como: aneurismas, tumores, alterações nas articulações ou outras lesões nos órgãos internos.
Além da boa qualidade das imagens formadas pela ressonância magnética, outra vantagem é a não utilização de radiação ionizante para a obtenção dos resultados, diferente da tomografia computadorizada.
A angiografia é um exame de diagnóstico que permite visualizar melhor o interior dos vasos sanguíneos, servindo para avaliar a sua forma e diagnosticar possíveis doenças como aneurisma ou arteriosclerose, por exemplo.
O Hospital Particular de Paredes estabeleceu uma parceria com o laboratório Germano de Sousa garantindo assim a realização dos exames de Anatomia Patológica.
Colheitas: Segunda a sábado das 8h às 12h
Informações e levantamento de exames: Segunda a sexta das 8h às 19h, sábado das 8h às 12h
O serviço de Anatomia Patológica é prestado pela:
Citologia
A citologia é a análise das células que constituem nódulos, líquidos e secreções corporais.
Após a recolha da amostra, o seu conteúdo é analisado ao microscópio.
A partir dos estudos histológicos, é possível realizar uma série de diagnósticos comparando tecidos afetados por doenças e tecidos saudáveis. O estudo dos tecidos prevê a análise da sua estrutura, origem e diferenciação.
O patologista molecular tem a missão de universalizar o acesso às informações sobre as alterações que podem ser encontradas em cada tipo de tumor, para ter acesso ao tratamento que melhor se adequa ao seu tipo de problema diagnosticado.