FAVICON.png

A Cardiologia é uma especialidade médica que se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças do coração e grandes vasos sanguíneos torácicos.
As doenças do coração são diversas; podem ser agrupadas segundo vários critérios, estando muitas vezes interligadas ou coexistirem em simultâneo.

As mais frequentes, e de uma forma simplificada, são:
- Doenças que afectam primariamente o músculo Cardíaco ou miocardiopatias;
- Doenças que afectam primariamente as válvulas cardíacas ou valvulopatias;
- Doenças que afectam as artérias coronárias, responsáveis pela irrigação do músculo cardíaco: doença coronária, frequentemente placas de aterosclerose, que se manifestam como angina de peito ou enfarte do miocárdio;
- Doenças que afectam o sistema eléctrico cardíaco de geração e condução do estímulo nervoso para o funcionamento cardíaco como “bomba” de ejecção: arritmias cardíacas.

Existem doenças que não são exclusivas do coração mas que o podem afectar (exs: amiloidose, lúpus, sarcoidose, hemocromatose).

A doença coronária ou Doença Cardiovascular (DCV) constitui a principal causa de morte nos países desenvolvidos. Sabe-se hoje que uma intervenção atempada, nomeadamente com o controle dos chamados factores de risco CV, comprovadamente diminui a mortalidade e doença (morbilidade) por DCV. Os principais factores de risco CV são a Hipertensão arterial (HTA), Hábitos tabágicos, Diabetes e Dislipidemia (níveis sanguíneos elevados de Colesterol ou Triglicerídeos). A Cardiologia trata estes problemas para prevenir as manifestações da DCV (angina de peito ou enfarte do miocárdio).


Para agendar uma consulta de Cardiologia use a nossa área de marcações ou um dos contactos que disponibilizamos.