Dicas para uma boa hidratação

Uma hidratação deficitária pode originar desequilíbrios eletrolíticos, quebra de tensão, dores de cabeça, baixa de rendimento físico e mental, infeções graves e mesmo morte. Como diz um antigo provérbio “um homem pode viver 3 semanas sem comer mas apenas 3 dias sem beber”. Ora, sabendo que a água é o principal componente do organismo, representando cerca de 60% do nosso peso corporal, é fácil perceber que ela constitui a bebida de eleição no que toca à hidratação.

Embora as recomendações apontem para uma ingestão de 1,5l a 2l de água por dia, esta medida difere bastante de pessoa para pessoa, pelo que, cada um de nós deve vigiar a cor da sua urina. Se for clara é porque está a beber a quantidade de água adequada, se for escura ou tiver um cheiro intenso é porque o aporte de água não está a ser suficiente para o organismo funcionar em pleno.

De seguida, deixo algumas dicas para se manter bem hidratado:

1) Beba um copo de água ao acordar e outro ao deitar;

2) Beba um copo de água antes de cada refeição;

3) Nunca saia de casa sem levar uma garrafa de água, mesmo que seja das mais pequenas;

4) Inicie as refeições principais com sopa;

5) Coma, no mínimo, 3 peças de fruta por dia, privilegiando as de maior teor de água (melancia, meloa, melão, morangos, …);

6) Coma meio prato de legumes ao almoço e ao jantar;

7) Se não gostar de água simples beba uma infusão (de cidreira, camomila, tília, …) ou água aromatizada (com rodelas de limão ou laranja, pepino, folhas de hortelã, pau de canela,…);

8) Evite as bebidas diuréticas como o café e as bebidas alcoólicas;

9) Se gostar de sumos naturais, faça-os com uma peça de fruta, um legume e água;

10) Caso não se lembre de beber, recorra às novas tecnologias (aplicações de telemóvel, lembretes, …).

Para terminar, lembre-se que sempre que faz exercício físico deve aumentar a sua ingestão de água.

Mafalda Pacheco Pereira

Nutricionista