Escolher a fruta de acordo com a estação do ano

É de conhecimento geral que, por questões ambientais e nutricionais, devemos optar pela fruta da época e de produção local. Mas será que existe uma relação entre as características da fruta e as estações do ano? Obviamente que sim!

fruta verao.jpg

Com o início da primavera somos presenteados com uma diversidade de fruta de cor avermelhada, como morangos, cerejas ou framboesas e amarelada, como nêsperas ou pêssegos. Enquanto os frutos de cor vermelha, pela sua riqueza em compostos fenólicos, de elevado poder antioxidante, nos ajudam a combater a formação de radicais livres, os frutos de cor amarela, protegem a nossa pele dos danos causados pelo sol, devido ao seu teor em beta caroteno.

À medida que o tempo aquece, aparecem os frutos ricos em água, como melão, meloa ou melancia, que contribuem para uma boa hidratação. Os frutos de cor vermelha e amarela mantêm-se, para continuarem a fornecer vitaminas, minerais e fitoquímicos, que tanto nos ajudam a proteger contra as radiações solares.

Já no final do verão, começam a surgir frutas mais densas e com maior teor de açúcar, como figos, uvas e dióspiros, que fortalecem o nosso sistema imunitário para o frio que se avizinha.

Com a chegada do outono, surgem as frutas de cor mais esbranquiçada como castanhas, maçãs, ou pêras. Com um menor teor de água e de compostos antioxidantes e com uma maior densidade calórica, estas dão nos energia para nos protegermos do frio. Aparecem também as oleaginosas (nozes, amêndoas, avelãs, …) que nos fornecem ácidos gordos essenciais.

No inverno mantêm se as frutas de cor mais branca e as oleaginosas e despontam as laranjas, as tangerinas e os kiwis, cujo elevado teor em vitamina C, reforça o sistema imunitário e nos protege contra gripes e constipações.

Assim, temos várias razões para escolher a fruta da época e perceber que a natureza nos dá sempre aquilo que necessitamos para as diferentes alturas do ano.

Mafalda Pacheco Pereira

Nutricionista


Para agendar uma consulta de Nutrição use a nossa área de marcações ou um dos contactos que disponibilizamos.