ATENDIMENTO PERMANENTE - 24 horas / 7 dias

Endoscopia da Coluna

Guia de Saúde - Cirurgia
1 de julho de 2021
Tempo de leitura: 3 minutos

A Endoscopia da Coluna é um procedimento cirúrgico mini-invasivo que permite tratar vários tipos de doenças da coluna vertebral, como a Hérnia Discal, o Canal Estreito ou o aperto das raízes nervosas, em que existe dor lombar, dor ou formigueiro nas pernas ou mesmo falta de força, com grande incapacidade.

Teve o seu início nos anos 70 do século passado, mas só adquiriu a sua forma actual no final dos anos 90.

Permite realizar cirurgias da coluna por meio de incisões com menos de 1 cm, e em ambulatório, por meio de uma câmara de alta definição e um canal de trabalho, por onde entram os instrumentos e o soro fisiológico.

Ao contrário de outras técnicas mini-invasivas percutâneas, que servem essencialmente para "queimar o disco", dessensibilizar ou anestesiar as terminações nervosas, nesta realiza-se de facto uma cirurgia da coluna, com extracção de fragmentos do disco extrusados ou alargamento do canal, com visualização através de uma câmara, de forma semelhante à de uma artroscopia do ombro ou do joelho.

Segundo os estudos internacionais, tem vantagem em relação aos procedimentos habituais (Microdiscectomia ou a Descompressão Cirúrgica Mini-invasiva) por ter menor dor peri-operatória, duração de internamento mais curta e menor necessidade de analgesia perioperatória, mantendo uma eficácia e um resultado cirúrgico idêntico.

Esta técnica permite inclusivamente em alguns casos realizar a cirurgia com anestesia local, com o doente acordado ou levemente sedado. Também possibilita tratar alguns doentes que teriam indicação para fixação da coluna, evitando cirurgias mais demoradas, com maior risco e maior tempo de recuperação.

Pode ser utilizada na Coluna Cervical, Dorsal ou Lombar.

Ou seja, permite realizar com uma ferida operatória muito pequena, uma cirurgia que iria necessitar de uma ferida muito maior, com os mesmos resultados.

No nosso país, apesar de já ter sido efectuada anteriormente, só houve um aumento substancial no número de Endoscopias da Coluna a partir de 2018, tendo sido efectuadas desde então várias centenas de cirurgias quer em Hospitais públicos, quer em Hospitais e Instituições privadas.

Dr. Nuno Costa Bastos
Médico Ortopedista
O.M.: 41041