O primeiro passo para evitar as crises alérgicas passa pelo controlo destas, ou seja, evite tudo o que possa originar e agravar as suas crises.

01.

Cuidado com os pólenes, visto que estes são os principais responsáveis pelas alergias nesta altura do ano e são inevitáveis devido a andarem pelo ar e serem transportados pelos ventos.
Os mais susceptíveis a alergias são os de ervas como o feno e de árvores como é o caso das oliveiras.

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica tem um Boletim Polínico, onde são disponibilizadas as concentrações polínicas semanais esperadas para cada zona do país.
Estas informações começam a ser disponibilizadas a partir da última semana de Março.

02.

Regra geral as horas de maior concentração polínica são de manhã e ao final da tarde, pelo que deverá programar as suas atividades fora de casa nas alturas do dia onde existe uma menor concentração de pólens.

03.

Se gosta de fazer tarefas no exterior da sua casa (jardinagem, horta...) pode reduzir substancialmente as reações alérgicas através do uso de máscaras.

04.

A roupa e o calçado que utilizamos são um excelente transporte de pólenes e ácaros, pelo que quando chega a casa deve adotar o hábito de deixar o calçado na entrada, trocar de roupa e lavar as mãos e a cara.

05.

Com o tempo quente a tentação de abrir as janelas de manhã é muito maior mas esta é também uma forma fácil de deixar as alergias entrarem. Tanto em casa como no carro convém deixar as janelas fechadas, caso seja possível, recorra ao ar condicionado e não se esqueça de mudar os filtros destes com frequência.

06.

Outra forma de evitar levar ácaros e pólenes à noite para o seu quarto é tomar um duche antes de ir para a cama. Em crianças mais vulneráveis a crises alérgicas este é mesmo um hábito a adotar e manter.

07.

Manter a casa o mais limpo possível também é uma ótima estratégia para evitar as crises alérgicas. Caso seja possível recorra a pessoas próximas de si que não sejam alérgicas para ajudá-la a limpar o pó e a aspirar a casa, evitando assim as crises alérgicas.

08.

Troque os lençóis com frequência e lave-os com temperaturas superiores a 50ºC. Poderá trocá-los todas as semanas. Não se esqueça de trocar e lavar também as almofadas pois é aqui que os ácaros têm tendência a se alojar.

09.

Os ácaros e o mofo adoram ambientes húmidos pelo que deve controlar o ambiente da sua casa. Adquira um desumidificador e utilize-o sempre que o ambiente da sua casa ultrapasse os 50%. Poderá também optar por um exaustor para colocar na cozinha e casa de banho para evitar elevadas concentrações de vapor de água.

08.

Os bolores não se dão bem com o sol, por isso ao abrir os cortinados e as persianas durante o dia para deixar entrar a luz solar irá contribuir para a redução de alergias e melhoramento do ambiente da sua casa e, inclusive ajudará a melhorar a disposição das pessoas da sua casa.

Mesmo cumprindo todos estes conselhos existe sempre a possibilidade de continuar a sofrer de crises alérgicas, neste caso deverá recorrer à ajuda médica.

No Hospital Particular de Paredes poderá contar com a ajuda de um médico especialista na área da Imunoalergologia.