ATENDIMENTO PERMANENTE - 24 horas / 7 dias

Branqueamento Dentário

Guia de Saúde - medicina-dentaria
21 de abril de 2022
Tempo de leitura: 5 minutos

Atualmente a estética tem um papel fundamental na vida de qualquer pessoa.
Um sorriso com dentes brancos significa uma melhoria na saúde oral, mas também aumenta a autoconfiança e a autoestima que temos pela nossa imagem.

Existem hoje diversos materiais e técnicas de branqueamento que, desde que selecionados e usados corretamente, permitem resultados eficazes de forma segura.

Há muitos produtos de venda livre disponíveis no mercado (supermercados, farmácias, TV-shops, cabeleireiros e SPAs) publicitados como branqueadores, contudo nenhum paciente deve optar pelo seu uso, pois para além da sua menor ou duvidosa eficácia e da ausência de certificação e controlo de qualidade, constituem opções pouco seguras.

O branqueamento dentário constitui um acto médico dentário e como tal deve ter lugar em ambiente clínico, realizado por profissionais de saúde qualificados.

Excluindo então os produtos de venda livre, podemos distinguir as técnicas de branqueamento executadas por profissionais com base nas concentrações dos produtos químicos usados e na forma como são aplicados.

Os dentes vão escurecendo ao longo da vida. As principais causas do escurecimento dentário devem-se a factores extrínsecos, como o tabaco e a alimentação (chá, café, refrigerantes, entre outros) ou fatores intrínsecos tais como os antibióticos.

Em princípio, qualquer pessoa com uma cavidade oral em bom estado pode efetuar este tratamento.

Antes de qualquer branqueamento dentário realizado é de extrema importância fazer um correto diagnóstico de cáries, de sensibilidade dentária e doença gengival para que o branqueamento seja feito em segurança e se obtenham bons resultados.

Pacientes com restaurações e próteses na boca devem ser alertados para a necessidade eventual de substituição das mesmas no final do tratamento, de forma a harmonizar a cor.

Quais as técnicas mais utilizadas?

O branqueamento dentário pode ser realizado apenas numa consulta, recorrendo às técnicas mais avançadas.
Assim, é colocado o agente branqueador sobre os dentes e ativado por um feixe de luz. Desta maneira, os resultados são mais rápidos. Geralmente, o produto utilizado nesta técnica é o peróxido de hidrogénio.

A técnica de branqueamento caseiro consiste no uso de moldeiras individuais confecionadas para o efeito (rigorosamente adaptadas aos dentes), onde o paciente aplica o produto branqueador em casa. O produto mais usado é o peróxido de carbamida a 10%. Esta técnica é muitas vezes utilizada como coadjuvante do branqueamento a LASER para potenciar os resultados.

Para garantir o sucesso do branqueamento, os pacientes devem fazer uma correta higiene oral, bem como diminuir os hábitos tabágicos e a ingestão de alimentos ricos em corantes.

Os efeitos secundários deste tratamento são frequentemente, sensibilidade dentária e algum desconforto nas gengivas. Por norma, estes efeitos desaparecem com a interrupção do tratamento. Contudo, a aplicação incorrecta dos produtos químicos pode provocar lesões mais graves e duradouras.