Quando as crianças praticam frequentemente o discurso em casa, fazem mais progressos em direção aos seus objetivos de comunicação.
Quando se trata de ajudar o seu filho a melhorar a sua fala, praticar em casa e na vida quotidiana é uma das peças mais importantes para garantir o seu progresso! Quanto mais ajudar o seu filho a incorporar as técnicas aprendidas na terapia ao vivo em casa, mais rapidamente ele atingirá os seus objetivos de comunicação.
Escolha o momento certo do dia
Antes de começar a praticar os objetivos da fala com o seu filho, escolha uma altura do dia que seja livre de distrações, e assegure-se de que o seu filho está feliz e pronto para interagir.
Depois, pense na personalidade do seu filho ao longo do dia. O seu filho normalmente é mais feliz e mais brincalhão de manhã ou à noite?
Encontre uma altura do dia que se alinhe melhor entre a sua agenda e a do seu filho.
Escolha uma atividade que ele goste
Ter a atividade certa é fundamental para manter uma criança envolvida. Para algumas crianças, os jogos interativos são mais apelativos.
Para outros, as atividades de leitura ou artesanato são melhores.
Pense numa atividade que o seu filho adora fazer.
Seleciona o nível de complexidade certo
Uma das razões pela qual as crianças têm dificuldade em participar em atividades da fala é simplesmente porque estas podem ser um desafio.
Quando se torna difícil, as crianças por vezes podem sentir-se frustradas e desmotivadas para praticar essa atividade.
Mesmo que os objetivos de comunicação a serem visados possam parecer simples para si, para o seu filho poderão parecer demasiado dificeis.
Se notar que o seu filho está a ficar frustrado, tente seguir por outro caminho: redimensione o nível de dificuldade da tarefa apresentada ou forneça sugestões adicionais para ajudar o seu filho a completar a tarefa.
Inicialmente dar algumas tarefas mais simples pode ajudar o seu filho a ganhar uma sensação de realização. Assim que a sua confiança na sua capacidade de completar uma tarefa de falar melhorar, será muito mais provável que ele assuma tarefas mais desafiantes!
Equilibrar a frequência da prática
É importante encontrar o "ponto certo" relativo à frequência com que se praticam as tarefas. Por mais importante que seja a prática frequente, não se deve praticar ao ponto de aborrecimento ou frustração.
Uma boa regra é praticar 5-7 dias por semana, durante 20-30 minutos por dia. Sinta-se à vontade para praticar durante todo o tempo, ou separe o treino em duas sessões de treino de 10-15 minutos.
Conhece o seu filho melhor do que ninguém, portanto decida o tempo ideal para praticar com base na sua capacidade de atenção!