Recomendações Alimentares na Prevenção do Cancro

A mortalidade por cancro representa a segunda mais importante causa de morte prematura do adulto. A doença é o produto da interação entre suscetibilidade genética e exposição a fatores ambientes, como radiações ionizantes, tabaco, alimentação, toxinas, contaminantes e agentes infeciosos. Sabendo que 30-40% de todos os cancros estão diretamente relacionados com a alimentação, atividade física e composição corporal, conheça as recomendações do World Cancer Research para prevenção do cancro e comece já a mudar o seu estilo de vida:

  • Recomendação 1: Mantenha um peso normal (IMC 18,5 – 24,5 kg/m2) e uma percentagem de gordura corporal adequada à sua idade.

  • Recomendação 2: Seja fisicamente ativo. Pratique diariamente, 60 minutos de atividade física moderada e evite hábitos sedentários.

  • Recomendação 3: Limite o consumo de bebidas açucaradas. Ingira refrigerantes e outras bebidas com açúcar apenas em ocasiões especiais e faça da água a sua bebida de eleição.

  • Recomendação 4: Consuma mais alimentos de origem vegetal ingerindo, no mínimo, 5 porções de fruta e vegetais diferentes todos os dias.

  • Recomendação 5: Diminua o consumo de carnes vermelhas e processadas, ingerindo-as apenas uma vez por mês.

  • Recomendação 6: Limite o consumo de bebidas alcoólicas, não ultrapassando os 2 copos para homem e 1 copo para mulher.

  • Recomendação 7: Limite o consumo de sal, substituindo-o por especiarias e ervas aromáticas.

  • Recomendação 8: Obtenha da alimentação todos os nutrientes que precisa, utilizando suplementos somente com prescrição médica.

  • Recomendação 9: Pratique, se possível, a amamentação exclusiva até aos 6 meses.

  • Recomendação 10: Caso já tenha ultrapassado um cancro, siga as recomendações anteriores, para diminuir o risco de passar por uma nova situação.

Mafalda Pacheco Pereira

Nutricionista