Regresso às aulas: O que levar na lancheira?

As merendas da manhã e da tarde são um ponto crucial na alimentação das crianças e um fator chave no seu rendimento escolar.

É extremamente importante que a lancheira contenha alimentos saudáveis e que as crianças se habituem a eles desde cedo. De seguida, apresento-vos alguns alimentos que devem ser incluídos nos lanches dos mais novos:

  1. Uma peça de fruta em natureza. Para os mais pequenos, pode colocar a fruta aos pedaços, desde que a parta mesmo antes de sair de casa e coloque sumo de limão por cima para não oxidar. Os mais crescidinhos devem consumi-la inteira;

  2. Frutos oleaginosos como nozes, amêndoas ou avelãs, previamente descascados. Pode optar por comprar embalagens com estes frutos prontos a comer, desde que não escolha produtos fritos ou com adição de sal ou mel. Estes são uma ótima maneira de ingerir gordura de qualidade, que é fundamental para a saúde cardiovascular e cerebral;

  3. Pão escuro, como pão de mistura, centeio, integral ou de cereais. Este tipo de pão possui uma quantidade de fibra bastante superior ao pão branco, conferindo assim uma maior sensação de saciedade. No pão, não coloque compotas, marmelada ou pastas de chocolate (nutella, tulicreme, …). Prefira queijo fresco, queijo meio gordo, compota sem adição de açúcar, fiambre de peru ou frango, manteiga ou margarina.

  4. Laticíneos. Pode variar entre um iogurte líquido ou sólido, com o menor teor de açúcar possível, e um pacotinho individual de leite simples ou de uma bebida vegetal, como a soja ou a amêndoa.

  5. Água. É um elemento indispensável no dia alimentar de uma criança, visto que a desidratação origina mau estar e dores de cabeça, prejudicando o rendimento escolar. Coloque, pelo menos, uma garrafinha de 0,50L na mochila.

Com carinho e um pouco de imaginação, pode ir variando dentro de cada uma das categorias criando, diariamente, lanches originais, diferentes e saudáveis, sem necessitar de recorrer a produtos industrializados.

Mafalda Pacheco Pereira

Nutricionista


Para agendar uma consulta de Nutrição use a nossa área de marcações ou um dos contactos que disponibilizamos.