Terapia Cognitivo Comportamental

 

A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) surge como uma abordagem que intervém sobre a nossa forma de pensar, sentir e atuar face a determinado problema, situação e/ou patologia.

 O objetivo desta terapia consiste na reestruturação ou reprogramação de padrões de comportamento, pensamento, crenças e hábitos que estão na origem de determinados problemas emocionais, fornecendo para tal estratégias para alterar essas mesmas perceções.

A TCC destina-se tanto ao tratamento de transtornos psicológicos e emocionais (depressão, ansiedade, transtornos psicossomáticos, transtornos alimentares, fobias, traumas, dependências, entre outros), como ao próprio desenvolvimento pessoal e profissional (alta-performance, autoconhecimento, organização/planeamento, foco atencional, tomadas de decisão, entre outras).

O número de sessões da TCC necessárias depende dos problemas apresentados ou objetivos definidos, contudo esta terapia tende a ser realizada durante um curto período de tempo, a ter resultados imediatos e duradouros.

terapia cognitivo comportamental.jpg
 

Inês Barbosa

(CP OPP 14441)


Para agendar uma consulta de Psicologia use a nossa área de marcações ou um dos contactos que disponibilizamos.