Logo HPP-4 icon.jpg
 

Os nossos especialistas:

Dr. Carlos Amaral - Medicina Dentária

Dr. Carlos Amaral - Medicina Dentária

Dra. Maria Cristina Sant'Ana - Medicina Dentária

Dra. Maria Cristina Sant'Ana - Medicina Dentária

Dr. Carlos Magalhães - Cirurgia Oral

Dr. Carlos Magalhães - Cirurgia Oral

Dra. Paula Malheiro - Implantologia e Cirurgia Oral

Dra. Paula Malheiro - Implantologia e Cirurgia Oral

Dra. Catarina Canedo -Ortodontia

Dra. Catarina Canedo -Ortodontia

Dr. Pedro Luís Mendes - Medicina Dentária

Dr. Pedro Luís Mendes - Medicina Dentária

Dra. Francisca Magalhães - Medicina Dentária

Dra. Francisca Magalhães - Medicina Dentária

Dr. Rui Coelho - Medicina Dentária

Dr. Rui Coelho - Medicina Dentária

 
 
LOGOTIPO.png
 

A Medicina Dentária é a área da saúde que previne, diagnostica e trata as doenças que afectam os dentes, as gengivas e a mucosa oral. É também esta área que faz a reabilitação da estética e função dentárias de forma que o paciente se sinta confortável (em todas as fases da sua vida) não só a comer e a falar mas também a sorrir.


Medicina Dentária normal.jpg

 

A Medicina Dentária subdivide-se em diversas especialidades que estão direccionadas para cada tipo de patologia que poderá afectar a cavidade oral:

  • Cirurgia Oral (biopsias, extracções dentárias, remoção de quistos, drenagem de abcessos, frenectomias, vestibuloplastias, tratamento da patologias da mucosa oral);

  • Dentisteria (tratamento de cáries e de fracturas dentárias com restaurações estéticas, branqueamento dentário);

  • Endodontia (desvitalização de dentes infectados ou com fracturas ou cáries extensas);

  • Higiene Oral (destartarizações, curetagens e alisamentos radiculares, aplicação de flúor e ensino da melhor técnica de higiene oral adaptada às características de cada paciente);

  • Implantologia (substituição de dentes perdidos duma forma fixa com implantes dentários e reconstrução de estruturas ósseas deficientes);

  • Oclusão e ATM (estudo e tratamento da dor oro-facial e de problemas oclusais e da articulação temporo-mandibular);

  • Odontopediatria (tratamentos dentários direccionados especificamente para as necessidades das crianças);

  • Odontogeriatria (tratamentos dentários adaptados às necessidades do paciente idoso);

  • Ortodontia e Ortopedia Dento-Facial (correcção da posição dentária em crianças e adultos e do desenvolvimento maxilar e mandibular);

  • Periodontologia (tratamento da periodontite e gengivite, cirurgia periodontal, recobrimento radicular e enxertos gengivais, alongamento coronário, regeneração tecidular e óssea);

  • Prótese Fixa e Removível (reabilitação dentária com coroas, pontes, próteses esqueléticas e acrílicas totais ou parciais);

  • Dispomos ainda de Sedação Consciente para os pacientes cujo nível de ansiedade seja elevado de forma a diminuir o seu desconforto psicológico.


A Implantologia é a especialidade da Medicina Dentária que tem conhecido os maiores avanços nos últimos anos e é das mais procuradas pela sua crescente fiabilidade; os implantes consistem na substituição do dente natural através da colocação de uma “raiz artificial” em titânio que permite suportar um novo dente.

Os implantes permitem obter a substituição de um dente, de vários dentes ou de todos os dentes, sendo a sua colocação indolor.

Os implantes são seguros e fiáveis, sendo idênticos aos dentes naturais em termos estéticos e de conforto.

Assemelham-se, sentem-se e funcionam como dentes reais. Com implantes volta-se a mastigar sem dor ou irritação. Alimentos outrora proibidos podem voltar ao dia-a-dia. São a 3ª geração de dentição.


Ortodontia é a especialidade que possibilita posicionar correctamente os dentes com o objectivo de permitir uma adequada funcionalidade do maxilar e aquisição de uma estética harmoniosa.

Dentes alinhados e nivelados suportados por uma gengiva saudável tem uma grande influência na imagem de uma pessoa e consequentemente na sua auto-estima.
Um tratamento de Ortodontia que pode ser efectuado em crianças e adultos, no entanto é necessário ser claramente informado pelo seu médico dentista sobre o que é possível corrigir e como corrigi-lo.
O Aparelho Ortodôntico (AO) pode ser fixo ou removível. No caso do AO fixo este pode ser constituído por brackets metálicos ou estéticos. No AO removível podem ser utilizadas diversas técnicas de correcção.


Cirurgia Oral é a especialidade da Medicina Dentária dedicada à prevenção, diagnóstico e tratamento de alterações, lesões e patologias da cavidade oral e estruturas anexas.

A correção das alterações e patologias da cavidade oral permite melhorar significativamente a capacidade estética e funcional, nomeadamente as funções fonéticas, de mastigação e deglutição, em muitos casos com resultados visíveis na autoconfiança e envolvimento social dos pacientes.